quarta-feira, 19 de julho de 2017

A corte, de Chaitanya Tamhane


Um funcionário do sistema de esgoto de Mumbai é encontrado morto em um bueiro e um contador de histórias é acusado de incitá-lo ao suicídio. O julgamento começa e várias pessoas são envolvidas no polêmico caso.

"Narayan Kamble é um poeta de 65 anos que é preso durante uma apresentação musical. Ele é acusado de incitação ao suicídio. Um trabalhador do sistema de esgoto é encontrado morto em um bueiro de Mumbai. Por estar sem materiais de segurança, a situação é enquadrada como suicídio. Kamble é acusado de ter feito uma apresentação perto da casa do trabalhador em que incitava que funcionários do esgoto se matassem.

A situação é inusitada e aos poucos vamos descobrindo que nem tudo aconteceu da forma como tenta passar a acusação. O longa oferece uma visão de diversas etapas do processo judicial, exibindo inúmeras sequências de julgamentos, com abertura de fala para os advogados de defesa e acusação e para o juiz.

O processo é interessante e os problemas do sistema são expostos a todo momento. É curioso descobrir códigos de conduta que são completamente absurdos para nós, como a mulher que tem seu julgamento adiado por estar usando um vestido sem manga, o que seria um desrespeito a corte. (de Luís Salgado)"

Nenhum comentário:

Postar um comentário