A representação da Justiça e do direito nas artes narrativas.
O fascínio do cinema pelo universo da Justiça e do Direito no campo das artes.
Literatura e Direito: apresentação das narrativas curtas de Nada mais foi dito nem perguntado (Editora 34, 2001), livro de contos do escritor Luís Francisco Carvalho Filho (advogado criminal).
Leitura dos contos e reflexão sobre a apropriação do discurso jurídico na literatura brasileira.
Rashomon, de Akira Kurosawa
A VERDADE DIVIDIDA
A porta da verdade estava aberta
mas só deixava passar
meia pessoa de cada vez.
Assim não era possível atingir toda a verdade,
porque a meia pessoa que entrava
só conseguia o perfil de meia verdade.
E sua segunda metade
voltava igualmente com meio perfil.
E os meios perfis não coincidiam.
Arrebentaram a porta. Derrubaram a porta.
Chegaram ao lugar luminoso
onde a verdade esplendia os seus fogos.
Era dividida em duas metades
diferentes uma da outra.
Chegou-se a discutir qual a metade mais bela.
Nenhuma das duas era perfeitamente bela.
E era preciso optar. Cada um optou
conforme seu capricho, sua ilusão, sua miopia.
Carlos Drummond de Andrade
O fascínio do cinema pelo universo da Justiça e do Direito no campo das artes.
Literatura e Direito: apresentação das narrativas curtas de Nada mais foi dito nem perguntado (Editora 34, 2001), livro de contos do escritor Luís Francisco Carvalho Filho (advogado criminal).
Leitura dos contos e reflexão sobre a apropriação do discurso jurídico na literatura brasileira.
Rashomon, de Akira Kurosawa
A VERDADE DIVIDIDA
A porta da verdade estava aberta
mas só deixava passar
meia pessoa de cada vez.
Assim não era possível atingir toda a verdade,
porque a meia pessoa que entrava
só conseguia o perfil de meia verdade.
E sua segunda metade
voltava igualmente com meio perfil.
E os meios perfis não coincidiam.
Arrebentaram a porta. Derrubaram a porta.
Chegaram ao lugar luminoso
onde a verdade esplendia os seus fogos.
Era dividida em duas metades
diferentes uma da outra.
Chegou-se a discutir qual a metade mais bela.
Nenhuma das duas era perfeitamente bela.
E era preciso optar. Cada um optou
conforme seu capricho, sua ilusão, sua miopia.
Carlos Drummond de Andrade
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