segunda-feira, 17 de julho de 2017

O sol é para todos, de Robert Mulligan

Considerado o melhor filme de tribunal de todos os tempos To Kill a Mockingbird (O Sol É para Todos (título no Brasil) é um drama estadunidense, lançado em 1962, foi baseado no livro homônimo de Harper Lee, com roteiro adaptado por Horton Foote.



SINOPSE

Situado na cidadezinha Maycomb, no Alabama, habitada por pequenos agricultores ainda sobre a Crise de 1929, vivem ali os irmãos Jem e Scout Finch, órfãos de mãe criados pela babá negra Calpurnia e o pai Atticus Finch, advogado íntegro e respeitado na cidade, que atende gratuitamente aos mais pobres. A infância dividida entre a escola e as fantasias acerca do vizinho, o "malvado" Sr. Radley, cede espaço ao contato com o racismo quando seu pai resolve defender o negro Tom Robinson, acusado de ter estuprado uma moça branca. A conservadora cidade se volta contra ele, apesar de evidências sobre a inocência do rapaz.



PRÊMIOS

Oscar de melhor ator (Gregory Peck)
Oscar de Melhor Roteiro Adaptado
Oscar de Melhor Direção de Arte em P&B
Indicação ao Oscar de Melhor Filme
Indicação ao Oscar de Melhor Direção
Indicação ao Oscar de Melhor Fotografia
Indicação ao Oscar de Melhor Trilha Sonora
Indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (Mary Badham)
Academia Britânica - Prêmio de Melhor Filme
Academia Britânica - Prêmio de Melhor Ator Estrangeiro (Gregory Peck)
Indicação ao Prêmio Academia Britânica de Melhor Filme
Globo de Ouro - Prêmio de Melhor Ator-Drama (Gregory Peck)
Globo de Ouro - Prêmio de Melhor Filme promovendo a compreensão internacional
Globo de Ouro - Prêmio de Melhor Trilha Sonora
Indicação ao Globo de Ouro de Melhor Filme-Drama
Festival de Cannes - Prêmio Gary Cooper (Robert Mulligan)

American Film Institute: O Sol é Para Todos foi eleito pelo American Film Institute, em 1998, como um dos 100 melhores filmes (34 º lugar). Em 2006, o mesmo American Film Institute, elegeu-o em 2ª lugar entre os 100 filmes americanos mais inspiradores. Em 2007, eleito entre os 100 melhores filmes americanos, dessa vez em 25º lugar pelo American Film Institute. Em 2008, eleito pelo AFI no topo (1º lugar) dos 10 melhores filmes de tribunal.

O personagem Atticus Finch, vivido por Gregory Peck, foi eleito em 2003, através de pesquisa do American Film Institute como o maior herói do cinema americano[2] de todos os tempos.[3]

Nenhum comentário:

Postar um comentário